Henge- Henge no Jutsu é uma técnica com qual o usuário pode se transformar em um objeto ou em outra pessoa.Quando Naruto Uzumaki estava na Academia Ninja, esta era uma das técnicas mais difícil para ele. Sendo que era uma técnica essencial para a graduação e um jutsu básico.Uma forma especial do Henge no Jutsu é o Oiroke no Jutsu, desenvolvido especialmente por Naruto.
Bunshin- Semelhante à Técnica de Clonagem, Este jutsu cria clones do usuário. Ao contrário da Técnica de Clonagem, esses clones são cópias reais, e não ilusões. O chakra do usuário é uniformemente distribuído entre cada clone, dando a cada fração de um clone de igualdade de poder global do usuário. Os clones são capazes de executar jutsu no seu próprio chakra e pode até sangrar, mas são dispensados geralmente após um ou dois golpes sólidos. Eles também podem se dispersar por conta própria. Os clones serão criado no estado aproximadamente o mesmo que o original.Ao contrário de outras técnicas de clonagem, eles não podem ser detectados pelo Byakugan porque os clones têm exatamente a mesma quantidade de chakra e não são feitas a partir de qualquer outra substância, tornando-os confundivel com a pessoa real. No anime, Sasuke Uchiha afirma que o Sharingan pode distinguir clones do original, no entanto vários eventos ao longo da série parecem indicar que este não é o caso, o que implica que o Sharingan foi apenas utilizado para acompanhar os movimentos do original.
Shunshin- Shunshin no Jutsu é uma técnica de Ninjutsu básica. O ninja irá aparecer e desaparecer em um instante, permitindo-os a recuar ou atacar de repente. Para facilitar o movimento o ninja, muitas vezes, usam elementos próximos, como névoa, areia ou folhas para mascarar a sua aparência ou desaparecimento.
Mizu No Kinobiri- Similar ao Kinobiri, concentrando Chi nas solas do pés, o ninja pode andar na água como se tivesse andando no chão, diferentemente do Kinobiri essa técnica é mais complexa pois não é só necessário concentrar o Chi no pés é necessário manter um fluxo constante nos pés formando uma espécie de "perna-de-pau" de Chi embaixo d'água. Ao dominar esta técnica, o ninja pode usar juntamente com qualquer carta de combate básico. Obs: O ninja realiza um teste de Foco dificuldade 6 igual a quantidade de turnos que pode se usado Mizu no Kinobiri, até o próximo momento onde ele deverá gastar uma nova carga de Chi e se mantendo sobre a aguá.
Kinobiri- Com muito treinamento os ninjas aprendem a focalizar e concentrando Chi nas solas do pés, o ninja pode escalar árvores, paredes, além de outras superfícies, sem usar as mãos e sem cair, pois ficam com os pés grudados. Ao dominar esta técnica, o ninja pode usar juntamente com qualquer carta de combate básico. Obs: O ninja realiza um teste de Foco dificuldade 6 igual a quantidade de turnos que pode se usado Kinobiri, até o próximo momento onde ele deverá gastar uma nova carga de Chi e se mantendo sobre a aguá.